Bem-vindo ao 2º artigo do Guia Completo do Ecommerce do WayTrends, criado pela WayNext.
Se ainda não o fez sugerimos que comece por ler, o 1º artigo do Guia Completo do Ecommerce aqui: Ecommerce – Guia Completo – O que é e como funciona?
Não perca todos os artigos do Guia Completo e torne-se um expert!
3º artigo – Ecommerce – Guia Completo – Planear o seu site em 7 passos
4º (e último artigo) – Ecommerce – Guia Completo – Checklist para o sucesso
Boas leituras!
PayPal e outras formas de pagar online
O cartão de crédito é provavelmente a forma mais comum de pagamento nas plataformas de ecommerce, mas está longe de ser a mais prática. Todavia, soluções como o Apple Pay ou o Android Pay que “escondem” os nossos cartões num simples e prático botão estão longe de ganhar uma adopção forte, dado estarem praticamente restritas ao mercado norte-americano.
O PayPal surge como uma forma rápida e universal de pagamento em comércio electrónico. Associando o nosso cartão de crédito ou de débito à nossa conta PayPal, assim como os dados pessoais e de facturação, só temos depois de clicar num botão e de autorizar a transacção, escolhendo o cartão que queremos usar. O PayPal está presente em inúmeros mercados e pode ser encontrado em muitas lojas online, quer em computadores, quer em telemóveis. Para mais detalhes sobre como implementar o PayPal no sistema da sua empresa, consulte este site ou fale com a nossa equipa para o aconselhar quanto às melhores soluções de pagamentos para ecommerce.
Com mais de 165 milhões de utilizadores activos, o PayPal foi responsável em 2014 por 4 mil milhões de transacções, 25% das quais em telemóvel. No ano passado, 30% das transacções de comércio electrónico dos Estados Unidos passaram pelo PayPal. Os dados são da própria empresa e dizem respeito ao primeiro trimestre de 2015.
Apesar da simplicidade do PayPal, é fundamental uma loja online suportar o anteriormente referido cartão de crédito. O cartão de débito também pode ser uma solução, funcionando através de sistemas como o MB Net (em breve, MB Way).
Pagamentos com telemóvel
Os pagamentos com telemóvel são uma revolução quer para o ecommerce, quer para os pagamentos em lojas físicas. Este tipo de pagamento está a dar os primeiros passos no mercado norte-americano com grandes empresas como a Apple, a Google e a Samsung a transformarem os seus equipamentos em autênticos terminais de pagamento. As notas, moedas e até cartões de crédito são cada vez mais uma coisa do passado.
O Apple Pay e o Android Pay permitem realizar pagamentos em lojas online e offline. Numa loja física, basta encostar o telemóvel a um terminal NFC (Near Field Communication) na loja e autorizar a compra através de impressão digital; o pagamento é feito através dos cartões de débito/crédito associados à conta do utilizador. Numa loja digital, só temos de carregar num botão, sendo a autorização do pagamento feita através de impressão digital.
Fonte: Apple
Todavia, enquanto que o sistema da Apple funciona apenas com os mais recentes iPhone 6 e Apple Watch, a tecnologia da Google vai estar disponível em telemóveis com Android 4.4 KitKat e superior. Quer isso dizer que, quando for disponibilizado, o Android Pay chegará a um mercado muito mais vasto que aquele a que o Apple Pay chega.
Fonte: Google
Também este ano, mas em Março, a Samsung revelou o Samsung Pay, que se destaca dos concorrentes por ser compatível com praticamente todos os terminais de pagamentos disponíveis actualmente nas lojas. Isto porque o sistema da sul-coreana é compatível com duas tecnologias distintas: NFC e MST (Magnetic Secure Transmission).
Na prática, podermos usar o Samsung Pay (compatível apenas com o recém-lançado Galaxy S6) não só em lojas que tenham terminais de pagamento NFC, mas também naquelas que não têm e que apenas possuem dispositivos capazes de ler cartões magnéticos. Desta forma, o Samsung Pay torna os pagamentos móveis mais acessíveis para comerciantes e consumidores, podendo ser considerada uma solução bastante universal.
Há que frisar, no entanto, que quer o Apple Pay, como o Android Pay e o Samsung Pay só vão ter expressão no mercado norte-americano numa primeira fase. E, apesar de alguns destes serviços já estarem a seu introduzidos no Reino Unido, por exemplo, ainda vão demorar a chegar a Portugal. Mas, por cá, há outras soluções.
MB Way em Portugal
Em Portugal, a SIBS, entidade responsável pela gestão do multibanco, está a implementar uma solução alternativa às da Apple, Google e Samsung. Chama-se MB Way e permite realizar pagamentos com o telemóvel em lojas offline e também em lojas online – ecommerce.
Fonte: MB Way
Por agora, o MB Way só podem ser utilizado nos supermercados e hipermercados do grupo Auchan, isto é, nas lojas Jumbo, Pão de Açúcar e Box, do país. Para tal, temos de aderir ao serviço num terminal multibanco, inserindo o número de telemóvel e criando um PIN com seis dígitos. Depois, é preciso descarregar a app do serviço para telemóvel e concluir o processo de adesão. O PIN que escolhemos é aquele com que vai dar o “ok” às futuras transações.
O MB Way também permite fazer transferências imediatas recorrendo apenas ao número de telemóvel da pessoa para quem se quer transferir o dinheiro. A operação é efetuada na app e não é preciso introduzir o Número de Identificação Bancária (NIB) do destinatário. Por agora, só o Millennium, o Activobank, o Novo Banco, o Banco Best e o BBVA suportam transferências via MB Way, sendo que para fazer uma transferência é preciso que ambas as contas (a de quem transfere e aquela para onde o dinheiro é transferido) pertençam a bancos aderentes.
O MB Way não requer carregamentos, não tem custos de adesão e permite utilizar o cartão de débito comum. Contudo, até ao final do ano, a SIBS também pretende introduzir a opção MB Net, tornando possível que os utilizadores possam comprar com o telemóvel em lojas que só aceitam pagamentos com cartões internacionais como o Visa ou MasterCard.
PT Pay
A PT Pay tem também uma oferta específica no que toca a pagamentos:
– do ponto de vista do comerciante, a PT Pay disponibiliza uma gateway que permite a aceitação de pagamentos numa vertente multiplataforma, potenciando assim o e-commerce, os pagamentos presenciais (seja por via dos mobile payments, seja através dos pagamentos com cartão bancário físico) e também os pagamentos na televisão. O comerciante fica habilitado a receber pagamentos com cartões bancários (débito e crédito), referências Multibanco e saldo MEO Wallet. A PT Pay disponibiliza ainda uma solução de fidelização;
– o consumidor por seu lado tem ao seu dispor a MEO Wallet que é um serviço que funciona como um porta moedas virtual, pré-carregado, e que pode ser usado para pagamentos online e presenciais. Caso tenha a app MEO Wallet instalada no seu smartphone, o utilizador pode não só efetuar pagamentos, como receber bónus nos comerciantes aderentes.
Parabéns! Se chegou ao final deste artigo é porque está um passo à frente de se tornar um expert em Ecommerce. Não perca todos os artigos do Guia Completo do Ecommerce.
Não perca os próximos artigos do Guia Completo:
3º artigo – Ecommerce – Guia Completo – Planear o seu site em 7 passos
4º (e último artigo) – Ecommerce – Guia Completo – Checklist para o sucesso
Deixe o seu email na caixa abaixo e receba um alerta sempre que publicarmos um novo post sobre ecommerce ou outros temas de marketing digital!