A realização de passatempos no Facebook (como noutras plataformas) deve seguir um conjunto de princípios essenciais. No caso concreto do Facebook fazemos as seguintes recomendações:
- Evitar mecânicas que envolvam votos feitos com base em likes (por exemplo, a foto com mais likes ganha). As pessoas tendem a fazer batota, por exemplo usando bots para ter mais likes. Isso faz com que pessoas honestas desistam. Uma alternativa pode passar por usar uma plataforma de passatempos como o Socialzed para realizar uma votação mais regular
- Garantir que existe um regulamento do passatempo e que o mesmo prevê tudo o que é essencial (identificação da empresa, funcionamento do passatempo, regras para atribuição de prémios, definição dos prémios, datas de participação e anúncios de vencedores, etc)
- Estar preparado para todas as perguntas que os fãs possam fazer para que consigamos dar atempadamente uma resposta. É preciso ter presente que como os passatempos são limitados no tempo, uma resposta tardia pode impedir um consumidor de participar a tempo
- Pensar sempre em mecânicas de passatempos que sejam simples e fáceis de comunicar, uma vez que ninguém quer perder tempo a percebê-las
- Assegurar que o esforço requerido ao fã corresponde ao prémio que pode ganhar
- Planear o passatempo com tempo suficiente para os consumidores participarem. Fazer corresponder o esforço de entrada no passatempo com a duração do mesmo.
1 – Passatempos no Facebook: Pergunta simples
A marca pode lançar uma simples pergunta e esperar as respostas dos fãs nos comentários ou por mensagem privada. Esta mecânica permite oferecer bilhetes para concertos ou outro tipo de prémios de baixo custo, de uma forma pouco rápida e pouco trabalhosa quer para a marca quer para os participantes. Para lançar o passatempo, a marca só tem de fazer uma publicação na sua página. A escolha dos vencedores pode ser pela resposta mais rápida. A marca pode definir um intervalo de tempo durante o qual aceita respostas.
2 – Passatempos no Facebook: Quiz
A marca pode envolver os fãs num quiz composto por um conjunto de questões às quais têm de responder, de forma cumulativa ou não. O quiz pode durar uma semana, por exemplo, e pode existir um prémio para cada fase/pergunta. O quiz pode também ser promovido na página de Facebook da marca. As respostas podem ser dadas nos comentários ou por mensagem privada, sendo que o melhor critério de premiação é também a rapidez.
Photo credit: Mark Strozier via VisualHunt / CC BY
3 – Passatempos no Facebook: Desafio criativo
Um desafio criativo é um passatempo em que a marca leva o fã a produzir conteúdo para ela, como uma foto ou um vídeo. O fã terá de se esforçar e de surpreender a marca no caso de querer ganhar o prémio ou prémios, uma vez que neste tipo de desafios o critério de premiação é a criatividade da participação. Por outro lado, existe o potencial de se gerarem conteúdos virais o que irá certamente beneficiar a marca em termos de visibilidade.
4 – Passatempos no Facebook: Offline
Uma outra mecânica simples de passatempo envolve levar os fãs para fora da Internet através de um desafio que o participante vê online e resolve offline. Podem ser criadas actividades muito engraçadas como uma “caça do tesouro”, em que recebe o prémio o fã que chegar primeiro ao local divulgado no Facebook com uma foto.
5 – Passatempos no Facebook: Votações
O seu passatempo vai ter naturalmente vencedores – pode ser um ou vários. Existem múltiplas formas de determinar o vencedor do passatempo da sua marca. Pode constituir um júri, composto por responsáveis da marca e de eventuais entidades parceiras na realização desse passatempo. Em alternativa, e para facilitar o trabalho do seu lado, pode colocar essa decisão no lado da comunidade. Assim, os fãs da sua marca no Facebook podem votar nas suas participações favoritas, sendo constituído um lote finalista (de 5 participações, por exemplo) e um júri da marca selecciona o vencedor.
O Facebook permite realizar passatempos directamente na página, através de um simples post e dos likes ou comentários dos fãs nesse post.
No entanto, a nossa recomendação é que os passatempos devem ser realizados através de Apps como o Socialzed, desenvolvido pela WayNext – digital agency. Através do Socialzed é fácil gerir e lançar passatempos, com várias mecânicas como envio de fotos/vídeos/frases (com votação, se pretendermos) ou resposta a um quiz. O Socialzed permite que o gestor de comunidade, sem conhecimentos de programação, consiga, em poucos minutos, lançar um novo passatempo. Esta plataforma permite ainda recolher de forma automática os dados pessoais do participante para, por exemplo, simplificar o trabalho de expedição dos prémios por correio. O Socialzed está optimizado para dispositivos móveis pelo que o consumidor vai poder participar nas acções da marca mesmo que esteja a usar um tablet ou smartphone.
Esta plataforma tem ainda um backoffice dedicado através do qual é efectuada a gestão do passatempo, monitorização de participações com um painel anti-fraude, apuramento de métricas de participação e de vencedores. O Socialzed permite criar um sistema de votações e geri-lo de forma muito prática no referido backoffice.